• Programa Primeiro Emprego
  • Programa de Estágio

03/03/2017 16:03

Organização social é tema do segundo encontro do Ciclo de Palestras

Construir unidade entre grupos distintos para a promoção de objetivos coletivos foi tema central da palestra ministrada pelo sindicalista e diretor da IndustriALL Global Union, Fernando Lopes, realizado nesta quinta (2). O encontro foi o segundo realizado pelo Ciclo de Palestras ‘Protagonismo social: uma ação que transforma’, promovido pela Ouvidoria Geral do Estado, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e o Movimento Política Solidária.

Com o tema Fusões sindicais para superar o neo liberalismo: a experiência da IndustriALL Global Union em construir times após a fusão de 3 Federações Mundiais, Fernando Lopes, apresentou a sua experiência na união de três organizações mundiais de trabalhadores, destacando os desafios para uma participação social integrada. “Nesse processo, o maior desafio foi gerar a confiança a respeito da fusão entre trabalhadores de ramos distintos, com necessidades distintas, para formar times capazes de trabalharem juntos com o mesmo objetivo. O intuito era unir grupos diferentes para uma atuação mais qualificada”, disse.

Para José Maria Dutra, ouvidor geral, a experiência da IndustriALL Global Union também reflete os desafios da sociedade na organização para a defesa de direitos comuns. “Fernando trouxe um exemplo claro de como é importante substituir a competição pela cooperação na organização coletiva, e isso se dá através da participação e integração. E isso é um exemplo os diversos campos da sociedade na busca pela garantia de direitos”, afirmou.

O debate reuniu sindicalistas, professores, estudantes, funcionários públicos de diversas áreas e sociedade em geral com o objetivo de promover a qualidade da participação social dos cidadãos nas diversas áreas que impactam a vida em sociedade.

Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras visa a conscientização da sociedade sobre o seu papel na qualidade da gestão pública e na construção de um modelo de sociedade de cooperação. O objetivo é fortalecer o protagonismo social e a qualidade da participação social dos cidadãos na gestão pública. O primeiro encontro aconteceu em novembro e como tema Comunicação, Classes sociais e ideologia, ministrada pelo sociólogo Jessé Souza.