• Programa Primeiro Emprego
  • Programa de Estágio
  • Investimentos na região sisaleira
  • Novas sedes da PM e viaturas reforçam segurança no Sudoeste
  • São João da Bahia

OGE

12/05/2017 15:05

Avanços científicos e tecnológicos é tema do terceiro encontro do Ciclo de Palestras

Consequências dos avanços científicos e tecnológicos na sociedade contemporânea foi a pauta do terceiro debate do 'Ciclo de Palestras Protagonismo social: uma ação que transforma', promovido pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Movimento Política Solidária (MPS).

A palestra foi ministrada pelo prof. Dr. Horácio Nelson Hastenreiter Filho, que destacou diversos aspectos dos impactos sociais do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil e no mundo. “Até a mais antigas das profissões vem sendo substituída, prostitutas são substituídas por robôs. As máquinas por mais que consigam mimetizar os nossos padrões, jamais poderão dotar-se de consciência ética”, enfatizou Horácio ao falar sobre os avanços e mudanças no cenário social.

O encontro aconteceu nesta quinta (11), na Escola de Administração da UFBA, reunindo professores, estudantes, funcionários públicos de diversas áreas e sociedade em geral. O objetivo é promover a qualidade da participação social dos cidadãos nas diversas áreas que impactam a vida em sociedade.

“A ideia não é somente trazer mais informações sobre este tema , mas promover um pensamento crítico e discussões sobre temas atuais que interferem na vida em sociedade. E este tema tem muito impacto na sociedade moderna, portanto de extrema relevância”, ressaltou José Maria Dutra, ouvidor geral.

Para a aluna do mestrado em Administração, Alice Dória, o debate serviu para despertar o senso crítico das novas tecnologias. “Através deste rico debate pude refletir melhor sobre o papel das novas tendências e suas influências dentro da nossa sociedade”, concluiu a estudante.


Palestras

O Ciclo de Palestras é uma ação da  Ouvidoria Geral do Estado, em parceria com o Movimento Política Solidária (MPS) e Universidade Federal da Bahia, e visa a promover a conscientização da sociedade sobre o seu papel na qualidade da gestão pública e para a melhoria dos serviços públicos prestados pelo Estado.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que tem como objetivo fortalecer o protagonismo social e a qualidade da participação popular na gestão pública. Também faz das ações que comemoram os 15 anos da Ouvidoria Geral do Estado, celebrados este ano.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.