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OGE

18/08/2017 16:08

OGE e Saeb realizam capacitação sobre ouvidoria como instrumento de gestão

Ouvidoria como instrumento de gestão é tema de mais uma capacitação dada à Rede de Ouvidorias Especialidades do Estado pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE), em parceria com a Secretaria Estadual de Administração (Saeb). O encontro aconteceu nesta sexta-feira (18), no auditório da Companhia Hídrica de Saneamento da Bahia (Cerb), no Cab, reunindo ouvidores das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), da Cultura (Secult), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Política para Mulheres (SPM) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

O objetivo da ação é fortalecer as ouvidorias como instrumentos para a qualidade da administração pública. Para isso, a ouvidoria especializada da Saeb explica como ela atua enquanto ferramenta de gerenciamento. ‘O nosso papel como ouvidoria pública é ouvir, corrigir, modificar e utilizar o quantitativo de forma qualitativa, qualificando assim a administração pública. E através da OGE propomos novas estratégias de atendimentos, visando sempre o aperfeiçoamento dos nossos trabalhos”, afirmou a ouvidora adjunta da Saeb, Heidi Costa.

Para melhorar o atendimento ao cidadão, o ouvidor geral, José Maria Dutra, ministrou palestra sobre Escuta Empática e Comunicação Não Violenta (CNV). “Precisamos aperfeiçoar a comunicação empática entre os setoriais através do bom relacionamento com o cidadão, procurando avaliar a qualidade da escuta, para atender às necessidades do público”, ressaltou Dutra.

O ouvidor titular da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS, Luis Araújo, destacou “Hoje aprendi que primeiro tenho que me escutar, para depois ouvir os outros com qualidade, e isso fará toda diferença no meu trabalho como ouvidor”.
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