• Investimentos na região sisaleira
  • Novas sedes da PM e viaturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Banner Recadastramento do Servidor

OGE

23/08/2017 14:08

Estudantes e moradores de Alto de Coutos concluem formação Cidadão em Ação

Com o objetivo de formar multiplicadores do protagonismo social, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) realizou, nesta terça-feira (22), o último encontro da Formação Cidadão em Ação no bairro Alto de Coutos, em Salvador. A capacitação foi realizada no Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires, reunindo estudantes, professores e moradores do bairro.

A ação se desenvolveu em seis etapas, abordando temas como Comunicação Não Violenta (CNV), Escuta Empática, Convivência em grupo, Classes sociais e Ideologia, entre outros. A iniciativa faz parte do projeto Ouvidoria Ativa e visa promover a participação social e a cidadania nas comunidades, através do fortalecimento dos grupos sociais.

Entre os assuntos abordados nos encontros, se destacam cultura desumanizante, e a necessidade de superá-la; empatia, aceitação e pertencimento nos grupos como família, escola e comunidade; distribuição de renda, características das classes sociais; ideologia dominante; direitos trabalhistas; inclusão, justiça e protagonismo social.

Os jovens também participaram de atividades lúdicas, envolvendo temas atuais, como violência urbana, ansiedade e convivência em grupo. “Eu vivi novas experiências aqui que possibilitaram entender melhor sobre afinidade, respeitar o próximo, ser amigável e fazer a diferença nos locais aonde estou”, disse a estudante Raquel Santos de 18 anos.

Para a moradora de Altos de Coutos, Alexsandra Batista, a formação ajudou nos relacionamentos com a comunidade. “Eu sempre tive dificuldades em me comunicar e o curso me ajudou a interagir melhor, me expressar e entender a importância de estar unidos com um propósito”, disse.

O ouvidor geral, José Maria Dutra, destacou que para promover a participação social qualificada é necessário ampliar o conhecimento sobre as estruturas sociais, suas características, e o papel do cidadão. “O protagonismo social é fundamental para o fortalecimento da democracia, da cidadania e para a garantia de direitos. A OGE como canal para participação popular na melhoria da gestão pública está aqui para conscientizar a sociedade sobre o seu papel”, completou Dutra.


Estudantes e moradores de Alto de Coutos concluem formação Cidadão em Ação

Classes sociais é tema do 5º encontro do Cidadão em Ação em Alto de Coutos

OGE promove mais uma etapa da Formação Cidadão em Ação

Formação Cidadão em Ação retorna com novas turmas

Estudantes de Alto de Coutos participam de formação sobre CNV e Escuta Empática
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.