• Investimentos na região sisaleira
  • Novas sedes da PM e viaturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Banner Recadastramento do Servidor

Pacto Pela Vida

13/09/2017 13:09

Base Comunitária do Bairro da Paz celebra 5 anos com feira de saúde

Comemorando os bons resultados conquistados ao longo de cinco anos de muito trabalho, a Base Comunitária do Bairro da Paz, em Salvador, promove nesta quarta-feira (13) um dia de cuidados com a saúde, bem-estar e informações para os moradores da comunidade. Desde 2012, quando foi implantada, a BCS já reduziu em 75% o índice de homicídios da região, além de promover diversos projetos sociais de arte e educação na localidade.

A feira desta quarta é resultado de uma parceria dos policiais militares com a Faculdades Área 1 e Ruy Barbosa, além do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Unidade Básica de Saúde Dr. Orlando Imbassahy. No espaço, é possível aferir a pressão arterial, medir a glicemia, receber orientações odontológicas, tomar vacina contra gripe e febre amarela, fazer testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, e ainda receber massagens e informações sobre construção civil, engenharia ambiental e consultoria jurídica.

BCS Bairro da Paz
Aferição da pressão arterial e aplicação de vacinas são alguns dos serviços oferecidos aos moradores
(Fotos: Elói Corrêa/GOVBA)

Muitas opções para quem mora pela região, como a dona de casa Carmelita Alves de Souza, que é vizinha da BCS e comemora não só o dia de cuidados, mas também a presença da PM. “Moro do lado da base e, desde que eles chegaram, melhorou muita coisa aqui para a gente, ficou muito bom mesmo. E essas ações são uma oportunidade, principalmente para a população mais carente, como nós, que, muitas vezes, não temos como ter acesso aos serviços. Eu cheguei cedo para aproveitar tudo”.

Projetos

Para quem for até a feira, tem também ornamentação diferenciada. Nas paredes da comunidade, quadros decoram o ambiente do evento, todos produzidos por um dos projetos sociais implantados na unidade, o ‘Arte é Vida’. Segundo o comandante da BCS do Bairro da Paz, o capitão Henrique Alves, a atividade integra um conjunto e mobilizações feitas entre a PM e a população.

BCS Bairro da Paz
Cap. Henrique: Os projetos, como o Concurso da Garota BCS  "têm apresentado resultados fantásticos".

Ele enfatizou que “os projetos têm apresentado resultados fantásticos, desde o Concurso da Garota BCS, que promove questões como o empoderamento das jovens, como o curso preparatório para o concurso do Ifba [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia], além do projeto Comunidade Saudável e muito mais. No último processo, por exemplo, tivemos 11 jovens aprovados pelo instituto. Todas essas ações funcionam também como estratégia para aproximação desses moradores. Hoje a comunidade abraça nossas ideias e estamos inseridos no cotidiano desses cidadãos”.

Trabalho voluntário

Não é só para a população que a feira apresenta uma série de oportunidades. Os estudantes voluntários na ação, supervisionados pelos seus professores, levaram para as ruas o conhecimento que adquiriram em sala de aula e vão levar para casa a experiência de lidar diretamente com a comunidade, como acredita o estudante de Engenharia Civil, Tiago Miranda.

“É muito bom ter esse contato, poder ajudar outras pessoas com aquilo que eu tenho aprendido na faculdade. Eu me sinto feliz por isso. Já estou participando pelo segundo ano e espero trazer um pouco de orientações para a comunidade, poder contribuir na vida deles com o que eu sei”, disse o estudante, que estava no estande onde eram oferecidas dicas de como cuidar de vazamentos, infiltrações, além de alertar sobre a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

Repórter: Anna Larissa Falcão

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.