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OGE

10/10/2017 18:10

Servidores da Juceb participam de capacitação sobre Escuta Empática e CNV

Escuta empática e Comunicação Não Violenta (CNV) foram temas de capacitação realizada pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), nos dias 6, 9 e 10 de outubro. O método é aplicado pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e visa aprimorar o diálogo e a interação entre o Estado e o cidadão.

A formação reuniu vinte e oito servidores do atendimento ao público da Juceb e foi ministrada pela ouvidoria especializada do órgão, Ilnah Pinho de Oliveira, com conteúdo disponibilizado pela OGE. O objetivo foi aprimorar habilidades e competências de ouvir o cidadão.

“Percebemos que o método Escuta empática e CNV contribui de forma eficaz no diálogo entre o servidor e o cidadão, possibilitando ao Governo do Estado o melhor atendimento e ao cidadão maior satisfação”, destacou Ilnah.

De acordo com o ouvidor geral, José Maria Dutra, a CNV é uma abordagem que se aplica de maneira eficaz a todos os níveis de comunicação e a diversas situações e conflitos cotidianos em relacionamentos. “Além de melhorar o atendimento ao cidadão, a CNV fortalece as relações e contribui para a administração de conflitos, através da boa convivência nos grupos sociais”, disse Dutra.

A comunicação não violenta e a escuta empática (empatia emocional) consistem em possibilitar um diálogo saudável, através de uma nova forma de comunicação. Além da apresentação da teoria, o encontro promove diversas dinâmicas que auxiliam para a empatia e interação em conflitos cotidianos nas relações pessoais e interpessoais, visando atender as necessidades do outro.
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