• Programa Primeiro Emprego

OGE

10/01/2018 16:01

Ouvidor geral visita Projeto Vira Vida

O Projeto Vira Vida, localizado no bairro da Amaralina, em Salvador, recebeu nesta quarta-feira (10), a visita do ouvidor geral, José Maria Dutra. O objetivo é estabelecer uma parceria para fortalecer a formação Cidadão em Ação dentro da comunidade escolar .

O encontro contou com a participação do coordenador técnico do Vira Vida, Jeandro Ribeiro, o diretor da Escola de Administração da UFBA, o professor Horácio Nelson e o diretor da Escola Estadual Monteiro Lobato, Agildo Costa , que foram conhecer de perto a atuação do projeto.

“ Trabalhamos com todos os tipos de jovens que estão em situação de vulnerabilidade, tentamos inseri-los novamente no mercado de trabalho e, na maioria dos casos realizamos terapia comunitária integrativa, com atendimento psicossocial, visando elevar a autoestima, a escolaridade e restabelecer os vínculos familiares”, explicou o coordenador do Vira Vida, Jeandro Ribeiro ao falar das ações desenvolvidas pelo projeto.

Coordenado pelo Serviço Social de Industria (Sesi), o Vira Vida é um programa de inclusão socioprodutiva que promove a restituição de direitos a adolescentes, dando oportunidade do primeiro emprego aos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Dentro deste contexto, o projeto atendeu até o ano de 2017, 1041 jovens baianos de 16 a 23 anos, que passaram por algum tipo de violência sexual e situação de vulnerabilidade social. Desse total, 88% já estão inseridos no mercado de trabalho.

Para o ouvidor geral, José Maria Dutra, a parceria com o projeto Vira Vida fortalecerá os encontros promovidos pela OGE com a comunidade escolar. “ Esse é um trabalho de conquista e fortalecimento, nos quais os jovens irão voltar a acreditar em si mesmos, podendo ser inseridos na sociedade novamente”, conclui José Maria.

Novas estratégias

Durante o diálogo, o professor da Escola de Administração da UFBA, Horácio Nelson propôs uma parceria do programa Vira Vida com a agência de inovação social – programa realizado com estudantes do curso de administração da UFBA que trabalha com projetos sociais. “ A abordagem do Vira Vida permite o engajamento de estudantes de administração , vivenciando as demandas sociais dentro das comunidades”, ressaltou Horácio.

Já para o diretor da Escola Estadual Monteiro Lobato, Agildo Costa, a ação é uma chance de estimular jovens carentes a serem introduzidos no contexto social. “ Estou muito feliz com essa parceria, a prática destas ações irá incentivar muitos estudantes”, completou o diretor da escola.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.