Turismo

13/03/2018 17:03

Guias e monitores recepcionam participantes do Fórum Social Mundial

Até o próximo sábado (17), Salvador recebe mais de 60 mil turistas de outros estados e de 120 países para participação no Fórum Social Mundial (FSM). Por isso, a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) preparou um receptivo especial com profissionais do projeto Guias e Monitores, que prestam orientações sobre a cidade e o evento. Nesta terça-feira (13), o serviço foi oferecido durante a marcha de abertura do fórum, com a presença de pessoas de diversas partes do mundo, do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves. 

Para Caio Dandi, palestrante do Rio Grande do Sul, a iniciativa melhora a experiência de quem participa de um evento de intercâmbio cultural como o FSM. “Fui atendido pelos guias e tirei algumas dúvidas sobre a cidade, como me locomover e lugares para ir. Eles foram muito receptivos e me trataram muito bem. Esse cuidado com o turista faz com que a gente se sinta muito bem acomodado”.

O coordenador do projeto Guias e Monitores, Marcos Miranda, destaca que o objetivo é oferecer meios para que os visitantes aproveitem melhor a cidade. “Esse projeto acontece desde 2008, nos carnavais de Salvador. Fizemos também na Copa do Mundo, na Copa das Confederações e nas Olimpíadas. Colocamos profissionais em locais estratégicos para receber os turistas, [como] rodoviária, aeroporto e lugares que recebem atividades do FSM, oferecendo informações em várias línguas”.

FSM

O Fórum Social Mundial nasceu em Porto Alegre, em 2001. É uma iniciativa que promove um encontro democrático de ideias, com o objetivo de incentivar debates, aprofundamento da reflexão coletiva, troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos da sociedade civil organizada. 

Com mais de 1,5 mil coletivos, organizações e entidades cadastradas e cerca de 1,3 mil atividades inscritas, o FSM 2018 terá representantes do Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países panamazônicos e representações nacionais. 

Já confirmaram presença no evento o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; a presidente da Fundação Franz Fanon, Mireille Fanon Mendes France; a yalorixá Makota Valdina; o sociólogo Emir Sader; e a presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), Lorena Peña. A programação completa do FSM pode ser conferida no site do evento.

Repórter: Tácio Santos

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.