Saúde

13/06/2018 14:06

Governo do Estado amplia estrutura de saúde na capital e interior

Na manhã desta sexta-feira (15), o governador Rui Costa inaugura, em Santo Antônio de Jesus, a sétima policlínica regional. A nova unidade, que é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, faz parte de uma ação estruturante do Governo do Estado para fortalecer a área de saúde, na capital e no interior. Entre essas intervenções, se destacam as obras do novo Couto Maia e do Hospital Metropolitano, em andamento, e do HGE2 e dos hospitais da Mulher, da Costa Cacau e da Chapada, já em funcionamento.

A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus vai atender um total de 28 municípios e uma população superior a 678,5 mil pessoas. Até o momento, já foram inauguradas as policlínicas de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana e Alagoinhas. Todas as unidades oferecem consultas em diferentes especialidades médicas e exames de alta complexidade. Também contam com micro-ônibus para fazer o transporte gratuito entre as cidades onde está localizada a policlínica e os municípios que integram o consórcio de saúde responsável pela sua gestão.

Assim como a construção das policlínicas, o aumento de número de leitos de internação e de terapia intensiva (UTI), com a reforma e construção de hospitais, reforça a capilaridade do serviço de saúde prestado pelo Estado. Recentemente, o novo Hospital Prado Valadares foi entregue pelo governador para atender à região de Jequié, no sudoeste. A unidade possui um total de 276 leitos, seis consultórios, quatro enfermarias e seis salas de cirurgias para atender toda a região.

No final de maio, durante a inauguração da Policlínica Regional de Feira de Santana, o governador autorizou a licitação para a construção do Novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) 2. A unidade será implantada nos moldes dos projetos executados no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e do Hospital Prado Valadares, em Jequié. O HGCA 2 terá um investimento R$ 40 milhões, entre obras e equipamentos. Ele terá uma nova unidade de UTI adulto com 40 leitos e centro cirúrgico com 11 salas de cirurgia e uma central de material e esterilização.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.