• Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

OGE

05/02/2019 11:02

Ouvidor geral ministra palestras na Semana Pedagógica 2019

Escuta Empática e Comunicação Não Violenta (CNV) é tema de palestras na Semana Pedagógica das escolas estaduais em Salvador. A primeira aconteceu nesta segunda-feira (4), no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), no bairro de Nazaré. A palestra foi ministrada pelo ouvidor geral do Estado, José Maria Dutra, e a coorganizadora do Movimento Política Solidária (MPS), Daniela Araújo.

“Convidamos o ouvidor geral do Estado, José Maria Dutra porque ele traz aspectos da CNV que aborda o acolhimento e a socialização de forma empática. O tema caiu como uma luva para nós que trabalhamos com pessoas com deficiência visual e que muitas vezes são excluídas pela sociedade”, declarou o diretor River Carvalho ao falar do convite.

Para o deficiente visual, Antônio Cândido, que atua como professor voluntário de música, a palestra trouxe uma nova perspectiva. “A CNV permitiu um novo olhar através da conexão com o outro, entender necessidades básicas de cada ser humano”, relata o professor. CNV Jornada Pedagógica 2019

“A CNV promove a relação em grupo e sem relação em grupo é impossível realizar mudanças sociais capazes de melhorar a vida das pessoas. Então, a CNV e Escuta Empática capacitam para o diálogo e a inclusão social, de forma ativa e qualificada. Nesta perspectiva, é papel da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) o fortalecimento do protagonismo social”, explicou o ouvidor geral, José Maria Dutra.


Além do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), as palestras também serão realizadas nas jornadas pedagógicas do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, nos bairros de Águas Claras e Paripe.


Semana Pedagógica 2019


Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Semana Pedagógica discorrerá até sexta-feira (8) em todas as escolas estaduais e traz como proposta o envolvimento de professores, gestores, alunos e comunidade dentro de um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico.


Durante a programação da Jornada Pedagógica, está prevista a apresentação de atividades diversificadas, como palestras e dinâmicas lúdicas, oficinas que fortalecem as práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes.

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.