23/02/2021 15:02

Com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Barra implanta nova Ouvidoria

Na manhã desta segunda (22), o vice-governador, João Leão e o Ouvidor Geral do Estado, Valdenor Cardoso receberam a Ouvidora do município de Barra, Euma Pires Machado e o Secretário de Governo Pedro  Ferreira Batista Junior. O encontro teve por objetivo discutir a implantação da ouvidoria do município de Barra, para fortalecer a transparência do atual prefeito, Artur Silva Filho.

De acordo com o vice-governador João Leão, a região oeste da Bahia está em constante desenvolvimento com a implantação do pólo Bioenergético e Sucroalcooleiro no município da Barra que vem contribuindo cada vez mais com as transformações socioeconômicas da região. "A implantação da Ouvidoria Geral do Município em Barra, com o apoio técnico da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia vai dar mais credibilidade e qualidade na gestão pública do município. É mais um canal de comunicação e transparência do poder público com o povo", afirma Leão.

"Buscamos o fortalecimento de transparência, do combate à corrupção,do compartilhamento de informações, dando mais condições e eficiência às ações da administração pública no atendimento ao nosso maior objetivo, que é o cidadão", esclarece o ouvidor geral , Valdenor Cardoso.

Ouvidoria

Para a ouvidora do município de Barra, Euma Pires  a criação de uma ouvidoria na região vai fortalecer a gestão. "O desejo do prefeito, é que a ouvidoria funcione como um vínculo entre o cidadão e a prefeitura para que possamos traçar metas  assertivas dentro da gestão e assim, aperfeiçoar os nossos serviços", afirma Euma.

Para o secretário do Governo de Barra, o encontro  foi oportuno para extrair o máximo de informações sobre o uso do Sistema de Ouvidoria e gestão pública TAG, responsável pelo registro das demandas da sociedade ao Governo Estadual. "Um gestão responsável  é aquela que ouve o cidadão. Queremos aprender da fonte e adaptar a nossa realidade", ressaltou Pedro Ferreira.

Coordenado pela OGE o treinamento é realizado periodicamente e visa a fortalecer a atuação da Rede de Ouvidorias Especializadas e seus parceiros. Atualmente a rede conta com  208 ouvidorias de secretarias, fundações, empresas, autarquias que compõem a rede de Ouvidorias Especializadas.