10/06/2021 10:06

Ouvidoria discute adoção de protocolos para hemotransfusão em Testemunhas de Jeová

Médicos do Hospital Ana Nery (HAN), assessores técnicos, representantes do Hemoba e integrantes da Comissão de Ligações com Hospitais para Testemunhas de Jeová (Colih) participaram nesta quarta-feira (9) de uma reunião com o Ouvidor Geral, Valdenor Cardoso. O objetivo do encontro foi discutir políticas públicas para padronizar protocolos de atendimento em pacientes Testemunhas de Jeová em todo o Estado.

Na oportunidade, foram sugeridos pelos participantes o acolhimento dos pacientes  que tenham objeção à hemotransfusão e que desejam aderir à técnica de reutilização do próprio sangue.  Na Bahia, o Hospital Ana Nery é um dos pioneiros no uso do método. “Essa reunião é o primeira de muitos passos importantes que o Governo está dando na perspectiva de avançar com o atendimento especializado para toda a rede SUS, explicou Diego Alcântara, assessor da diretoria do Hospital Ana Nery.

A ouvidoria Geral do Estado é um canal que recebe todo tipo de manifestações propondo colaborar com a gestão pública. “Vamos ouvir as sugestões e encaminhar para o Governador para possível implementação pela Secretaria de Saúde do Estado. É direito de qualquer paciente, seja ele Testemunha de Jeová ou não, recusar a hemotransfusão, e este direito deve ser respeitado", ressaltou o ouvidor geral.

Testemunhas de Jeová

Para o médico Romilton Viana Machado, a ouvidoria entra como um papel fundamental que é de promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos. “Existem muitos desafios para beneficiar os diretos do paciente que não deseja realizar o tratamento com o recebimento de sangue doado, mas acredito que através desta conversa, teremos várias propostas que gerem retorno”, afirmou o médico que também é Testemunha de Jeová e membro do Colih.

Estiveram presentes também o diretor da fundação Hemoba, Fernando Araújo  e representantes do Colih, Fernanda Araújo , Walter Chales, e Ângelo Andrade.