31/08/2021 16:08

Instrumento de gestão, o sistema de ouvidorias do Estado vira modelo para outros municípios baianos

Com o objetivo de fortalecer as ações  do governo do Estado, através do instrumento de gestão, fiscalização e controle interno da administração pública que é Ouvidoria Geral do Estado, o ouvidor geral, Jonival Lucas, se reuniu nesta terça-feira (31)  com a  Rede de Especializadas da Bahia. O encontro acontece desde o dia 24 de agosto e segue até o mês de setembro, respeitando os protocolos de segurança sanitária.

Na pauta de abertura, foram discutidos com os representantes dos distritos de Candeias, Valente e Alagoinhas a integração da REDE, o fortalecimento e ampliação do Sistema TAG de Ouvidorias, visando a celeridade das demandas dos cidadãos que acessam os serviços públicos."Uma escuta qualificada e célere, permite que o Governo desenvolva ações assertivas na gestão com foco na participação social e transparência", enfatizou Jonival.

Para o ouvidor de Alagoinhas, o modelo de gestão da OGE , vai ajudar com os procedimentos e novas políticas públicas que beneficiarão a gestão da prefeitura "O encontro foi altamente produtivo, evoluímos bastante  no  conceito de criação, metodologia  e fortalecimento de ouvidorias. A facilidade de mecanismo do Sistema  TAG, deve ajudar nos atendimentos das cidades vizinhas, além disso, irá contribuir com a transparência do meu município", ressaltou o ouvidor titular, David Ribeiro.

Na Bahia, o serviço de ouvidoria do Governo do Estado funciona em rede, sob coordenação técnica da Ouvidoria Geral do Estado. São 208 ouvidorias especializadas de secretarias, fundações, empresas, autarquias e demais órgãos, interligadas através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) –O funcionamento em rede significa mais agilidade e qualidade na resposta ao cidadão, tendo em vista que cabe ao ouvidor especializado, em sua respectiva área, a resposta final.

Rede

Rede de Ouvidorias

Estiveram presentes durante os encontros, representantes  da Secretaria de Administração do Estado (Saeb),  Detran,  Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC),  Secretaria do Meio Ambiente (Sema),  Inema,  Planserv,  a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, a Polícia Militar da Bahia, Secretaria da Cultura da Bahia,  Instituto do Patrimônio Artístico da Bahia (Ipac), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE),  a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria de Política para Mulheres (SPM), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDHDS), Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Insfraestrutura (Seinfra), Companhia do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

A proposta é que até a segunda semana do mês de setembro, novos encontros sejam realizados  com os demais integrantes  da Rede de Ouvidorias na perspectiva de alinhar novos procedimentos e fortalecer o trabalho integrado.

Arquivo anexado: