Ações 15 anos

Em 2017, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), completou 15 anos de atuação. Para comemorar a data, a OGE promoveu um conjunto de ações com o objetivo de promover a participação social e a qualidade do atendimento ao cidadão.


OUVIDORIA ATIVA


Ouvidoria Ativa é um projeto da OGE que acontece em parceria com as ouvidorias especializadas das secretarias e órgãos do Estado com o objetivo de informar a população sobre a finalidade, funcionamento e canais de acesso da Rede de Ouvidorias do Estado. No total, serão 600 encontros em todo o estado.

A iniciativa fortalece o serviço de ouvidoria do Governo do Estado da Bahia, que funciona em rede, sob coordenação técnica da Ouvidoria Geral do Estado. São 288 ouvidorias especializadas de secretarias, fundações, empresas, autarquias e demais órgãos, interligadas através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) – sistema de registro e gerenciamento dos atendimentos.

CICLO DE PALESTRAS


O Ciclo de Palestras é um conjunto de debates sobre temas atuais e de interesse social. O objetivo é fortalecer o protagonismo social e a qualidade da participação popular na gestão pública. Já foram debatidos temas como: Classes sociais e ideologia; Sindicalismo e Impactos da Tecnologia e Informação na sociedade contemporânea. O Ciclo de Palestras é uma ação da Ouvidoria Geral do Estado, em parceria com o Movimento Política Solidária (MPS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

CIDADÃO EM AÇÃO


Com base na metodologia Comunicação Não Violenta (CNV), a ação consiste em sensibilizar sobre a importância da boa convivência em grupo para a qualidade da participação social e política. A capacitação é destinada aos cidadãos que, de forma voluntária, querem ser multiplicadores do protagonismo social em suas comunidades. É realizada em três etapas, nas quais são desenvolvidos temas como Comunicação Não Violenta CNV, Classes sociais e ideologia dominante e Convivência em grupo, respectivamente.

FORMAÇÃO COM OUVIDORIAS ESPECIALIZADAS


Com o objetivo de consolidar a ouvidoria como instrumento de participação social e de gestão pública, a OGE realiza periodicamente formações com as ouvidorias especializadas de secretarias e órgãos do Estado. As capacitações acontecem a cada dois e são compostas de duas oficinas, a primeira sobre o método Escuta Empática e Comunicação Não Violenta (CNV) e a segunda sobre as experiências e estratégias utilizadas pela Secretaria Estadual de Administração (da Saeb) para a instrumentalização da ouvidoria para a qualidade da gestão.
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