Ouvidora Geral


 Arany

 Arany Santana 

Ouvidora Geral do Estado da Bahia

 

Natural de Amargosa do interior da Bahia, Arany Santana Neves é formada em Letras pela Universidade Federal da Bahia, é Especialista em História da África e possui um histórico atrelado à cultura e militância étnica que resiste há anos. Participou da história da fundação do Ilê Aiyê, o movimento negro mais antigo do Brasil, onde permaneceu diretora durante muitos anos. Em 1978 fundou o Movimento Negro Contra a Discriminação Racial (hoje Movimento Negro Unificado), teve o prazer de lavrar a ata de fundação junto a nomes como Abdias do Nascimento e Lélia Gonzalez.

Estudou Teatro na Escola da UFBA,  como atriz, participou de diversas peças de teatro e do filme “A Idade da Terra”, do cineasta Glauber Rocha, com quem fez a sua estreia no cinema. Também tem no currículo filmes como Capitães da Areia, de Cecília Amado, Pau Brasil, de Fernando Belens, Jardim das Folhas Sagradas, de Pola Ribeiro, e A Guerra de Canudos, de Sérgio Rezende.

Em 2003, foi convidada pela prefeitura de Salvador para assumir a nova Secretaria Municipal da Reparação, papel que exerceu durante 01 ano. No ano de 2010, esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia. Entre os anos de 2011 e 2017, foi diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), dando vez e voz às manifestações tradicionais e culturas de todo o estado, além de implantar um importante trabalho de dinamização do Pelourinho.

Assumiu a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia a pedido do governador Rui Costa, no período de outubro de 2017 até janeiro de 2023. Durante o período em que foi secretária da SECULT, Arany ocupou o cargo de presidência do Conselho de Cultura do Estado da Bahia.