Mesa reúne Ouvidora, Auditor e Corregedor Gerais do Estado

14/04/2023
mesa

Integrando a programação do módulo II do Curso de Formação de Ouvidores, aconteceu na manhã desta sexta-feira (14) uma conversa com o tema “Rede de controle”. A mesa foi mediada pela Ouvidora Geral do Estado, Arany Santana, e teve como convidados o Auditor Geral, Luís Augusto Peixoto, e o Corregedor-Geral, Eduardo Matta, que falaram sobre a atuação de suas instâncias, fomentando o diálogo com a Turma I do curso.

 

Vinculada à Sefaz, a Auditoria Geral do Estado é ligada a 60 Coordenações de Controle Interno dos órgãos estaduais, na qual atuam 200 servidores, que são responsáveis pela gestão de riscos às organizações. Para Luís Augusto, o trabalho da Auditoria, que consiste principalmente em dar feedbacks para a melhoria da gestão, se torna mais robusto por meio da participação social. “Cada vez mais a gente tem que dar informação e transparência pra sociedade. Você pode ter 40 ou 400 auditores, mas não ter capacidade de olhar tudo. A gente tem que trazer o cidadão pro lado da gente e fomentar o controle social”, defendeu o Auditor Geral.

 

A Corregedoria Geral do Estado é ligada à Secretaria de Administração, e tem por função avaliar e controlar a atuação do estado dentro das suas políticas públicas, especialmente a conduta dos servidores, agindo na apuração. Existem 14 corregedorias setoriais em órgãos públicos que recebem orientação técnica e apoio institucional da Corregedoria Geral, conforme explicou o Corregedor Eduardo Matta.

 

A Ouvidora Geral, Arany Santana, encerrou a mesa destacando que as três instâncias têm objetivos em comum em prol do qual estarão atuando juntas, alinhadas e empenhadas. Os ouvidores presentes se mostraram motivados com a conversa. “Isso pra mim é um bate papo que se transforma em conteúdo mesmo. A prática se torna teoria. E vai fazer parte do meu plano de trabalho”, declarou à turma o ouvidor especializado da Sudef/SJDH, Luiz Araújo.