SAEB e OGE encerram o I Curso de Formação de Ouvidores

31/05/2023

rede

O I Curso de Formação de Ouvidores realizou na última terça-feira (30), o seu evento de encerramento no Instituto Anísio Teixeira. O dia foi marcado por atividades de integração entre as turmas 1 e 2 da capacitação, realizada pela Secretaria da Administração, por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público, em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, e ministrada pela Universidade Federal da Bahia.

Mais de 50 ouvidores do serviço público estadual concluíram o curso, que partiu da necessidade de estabelecer um patamar mínimo de padronização da função, possibilitando um alinhamento no exercício cotidiano destes profissionais, permitindo a socialização de boas práticas e a melhor utilização dos instrumentos de ouvidoria atualmente disponíveis.

mesa

Para a Ouvidora Geral, Arany Santana, este curso ofereceu grandes oportunidades de conhecimentos e de união da rede.  “Foram 100 horas em que pudemos estar juntos com cada turma, escutando sobre as suas experiências, os desafios, as muitas realidades que nós temos nesta nossa rede, que é tão diversa. Eu acredito que estamos todos saindo dessa experiência muito mais unidos, sendo capazes de olhar um para o outro, e nos entendermos enquanto parte de uma mesma rede”, declarou a Ouvidora.

O Curso de Formação de Ouvidores integra a Política de Valorização e Desenvolvimento do Servidor Público. Presente no encerramento, representando a UCS e a SAEB, a coordenadora de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional, Teca Ramos, destacou: “O que vejo muito forte é essa materialização da rede de Ouvidores. É algo que fortalece muito a ouvidoria de cada um e também a OGE”.

Foi uma experiência desafiadora, mas que superou as expectativas, conforme relata Lita Passos, da Rede de Instrutores do Estado, que monitorou o curso. “Conseguimos vivenciar essa experiência nos três módulos, construindo, refletindo, identificando problemas e buscando solução. Cada dia foi uma superação, e vejo isso como algo muito importante para os processos da Ouvidoria, o fortalecimento da rede de ouvidores”, conta.

A professora Elizabeth Matos, da UFBA, que acompanhou as duas turmas desde o primeiro módulo, afirma ter sido surpreendida durante todo o desenvolvimento do curso. “Eu imaginava realizar uma formação tradicional, mas além do perfil do trabalho da Ouvidoria ser muito singular, o perfil das pessoas também é muito particular. Eu saí do meu lugar comum acadêmico tradicional, para uma co-produção com eles. Como mediadora, eu evoluí junto com as turmas. Não saio igual, saio completamente renovada e estimulada”, afirma a professora, que comemora que muitos alunos prop#OOPS#am em seus planos de trabalho a continuidade desta formação.

Dentre os alunos que ressaltam a importância da formação, está Marcelo Peixoto, da Ouvidoria da Polícia Civil da Bahia, que participou da turma 1, formada somente por ouvidores que residem na capital baiana. “É muito significativa a grandeza que esse curso nos proporcionou nesses três módulos. Foram dados muitos nortes para nosso trabalho como ouvidores, e espero que ele continue para mais turmas, para que outros tenham esse mesmo conhecimento o qual tivemos o privilégio”.

Já a turma 2 foi formada majoritariamente por participantes do interior do estado, vindos de localidades como Serrinha, Feira de Santana, Morro do Chapéu, Irecê, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Barreiras, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim. A ouvidora Maria Bethânia Vivas, que atua há 4 anos na base em Irecê do Núcleo Regional Centro Norte, foi uma das participantes desta turma. “O curso trouxe uma visão diferenciada do que é ouvidoria. Aqui encontramos a diversidade da rede, nos deparamos com situações que nos fizeram sair da zona de conforto, para criar uma dimensão da realidade da ouvidoria. A palavra é só de gratidão”, afirma.